60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica

Dados do Trabalho


Título

RECONSTRUÇAO TOTAL DE PALPEBRA SUPERIOR PELA TECNICA DE TROCA DE PALPEBRA (SWITCH FLAP)

Resumo

Os defeitos da pálpebras superior podem ser causados por trauma, retirada de lesão ou coloboma congênito.
Dependendo da extensão e espessura do defeito temos que lançar mão da técnica mais adequada pois esta reconstrução visa a restauração da forma, onde devemos estar atentos ao resultado estético e da função cujo objetivo maior é a proteção ocular. Muitas técnicas já foram publicadas para reconstrução da pálpebra superior. Objetivo: Relatar neste caso a reconstrução total de pálpebra superior usando a técnica descrita em 1971 por John Clark Mustardé de troca de pálpebras (switch flap), após retirada de um carcinoma sebáceo.

Introdução

Os defeitos da pálpebra superior podem ser causados por trauma, retirada de lesão ou coloboma congênito¹. Embora existam várias técnicas descritas, a reconstrução da pálpebra superior, especialmente os grandes defeitos em plano total, compreende verdadeiro desafio ao cirurgião pois visa a restauração da forma e função². Este trabalho visa relatar o caso de uma paciente operada para ressecção de um carcinoma sebáceo na pálpebra superior que foi submetida a reconstrução total através da técnica de troca de pálpebras (switch flap)e com isto divulgar uma técnica cirúrgica que constitui mais um armamento no tratamento de grandes perdas de substância da pálpebra superior.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é reportar que a técnica cirúrgica utilizada para reconstrução da pálpebra superior de um paciente teve um resultado da forma e função satisfatórios.

Método

Trata-se de um relato de caso de um paciente que apresentava uma tumoração em pálpebra superior direita e foi submetido a retirada da totalidade da pálpebra superior direita e reconstrução imediata com retalho da pálpebra inferior do mesmo lado. Neste trabalho descrevemos a técnica cirúrgica utilizada para a reconstrução total da pálpebra superior direita.

Resultado

Obtivemos com a utilização da técnica cirúrgica em questão, um resultado favorável do ponto de vista de função e forma da pálpebra superior reconstruída.

Discussão

O carcinoma sebáceo é um tumor de pele maligno, agressivo, que apesar de infrequente pode aparecer em qualquer lugar do corpo sendo aproximadamente 75% na região periorbitária sobretudo na pálpebra superior. O diagnóstico e tratamento cirúrgico tendem a serem tardios pela confusão feita com lesões benignas como calázio e conjuntivite³. A cirurgia com a retirada completa da lesão mais margem de aproximadamente 6mm é a primeira opção de tratamento4. Nestes casos, o resultado é um defeito em plano total da pálpebra que pode comprometer toda a sua extensão como neste caso apresentado.
O objetivo da reconstrução da pálpebra superior é a restauração da forma e função, fornecendo proteção a córnea e restante do olho com uma adequada abertura ocular e ao mesmo tempo, promovendo um bom resultado estético a área doadora. A quantidade de tecido necessária para a reconstrução é estimada com a aproximação suave dos bordos lateral e medial do defeito e observando-se o quanto este diminui5. É importante que todas as camadas sejam reconstruídas pois cada estrutura tem sua função específica.
A reconstrução feita com aproximação local das lamelas anterior e posterior é opção para pequenos defeitos (20-30% de perda de tecido) mas naqueles maiores que 50% devem ser usados retalhos de rotação ou avanço6. Temos descritos entre outros, o retalho semicircular de rotação, retalho tarsoconjuntival, o clássico retalho de Cutler-Beard que tem como resultado a não alteração da margem ciliar inferior. A desvantagem deste retalho é a ausência do tarso que pode resultar em perda da estabilidade da pálpebra superior7.
O retalho de troca de pálpebras foi descrito por Mustarde e é um retalho de transposição em plano total da pálpebra inferior para reconstrução da pálpebra superior, cujo pedículo pode ser medial ou lateral. Como o tarso é incluído no retalho, ele proporciona uma reconstrução bastante estável8. O pedículo pode ser seccionado entre 2-4 semanas e ocorreu com 3 semanas neste caso. A pálpebra inferior pode ser reparada com cantólise e sutura direta ou em defeitos maiores, como neste caso apresentado, retalho facial descrito por Mustarde com uso de enxerto condrocartilaginoso da concha auricular para reconstrução do tarso descrito por Matsuo9. As complicações descritas na literatura são várias e Poh (2014) numa série de 126 pálpebras superiores reconstruídas usando deferentes técnicas relatou como mais frequentes: lagoftalmo (17%), retração da pálpebra superior (15%), entrópio (14%), ptose (11%)10. Nenhuma destas observada no presente caso.

Conclusão

Concluímos que a técnica de troca de pálpebras é segura e com bom resultado estético e funcional nos defeitos extensos em plano total da pálpebra superior.

Referências

1. Morley MAS, deSouza JL, Selva D, Malhortra R. Techniques of Upper Eyelid Reconstruction. Surv phtalmol.2010;55(3):256-71.
2. Poh EWT, O´Donnell BA, McNab AA, Sullivan TJ, Gaskin B. Outcomes of Upper Eyelid Reconstruction. Ophtalmol. 014;121(2):612-3.
3. DiFrancesco LM, Codner MA, McCord CD. Upper Eyelid Reconstruction. Plast Reconstr Surg. 2004;114(7):98e-107e.
4. Mustardé JC. Surgical treatment of malignant tumors of the upper eyelid.Chir Plastica. 1971;1:25-33.
5. Krishnamurthy A, Vaidhyanathan A. “Switch flap” for full thickness upper eyelid reconstruction. J Cutan Aesthet Surg. 2011;4:148-50.
6. Vianna LMM, Cariello AJ, Lowen MS, Sant´Anna AEBP, Hofling-Lima AL. Sebaceous carcinoma of the eyelid – different diagnostic times, different outcomes: case reports. Arq Bras Oftalmol. 2011;74(6):444-6.
7. Codner MA, McCord CD, Mejia JD, Lalonde D. Upper and lower eyelid reconstruction. Plast Reconstr Surg. 2010;126:231e-245e.
8. Rahmi D, Mehmet B, Ceyda B, Sibel O. Management of the large upper eyelid defects with Cutler-Beard flap. J Ophtalmol. 2014;2014:4p.
9. Matsuo K, Hirose T, Takahashi N, Iwasawa M, Satoh R. Lower eyelid reconstruction with a conchal cartilage graft. Plast Reconstr Surg.1987;80:547-555.
10. Uemura T, Yanai T, Yasuta M, Kawano H, Ishihara Y, Kikuchi M. Switch flap for upper eyelid reconstruction – How soon should the flap be divided? Plast Reconstr Surg Glob Open. 2016(4)4:e695.

Palavras Chave

neoplasias palpebrais; pálpebras; Neoplasias cutâneas

Arquivos

Área

Cirurgia Plástica

Categoria

Cirurgia Plástica

Instituições

Clinica Prime - Minas Gerais - Brasil

Autores

ROMEU FERREIRA DARODA, LARISSA SILVA LEITÃO DARODA, JADE BORBOREMA SALIM, DALMARA SIMPLICIO DE OLIVEIRA, MARIANA DA CRUZ CAMPOS