60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DA LOCALIZAÇAO ANATOMICA DO UMBIGO PARA O CIRURGIAO PLASTICO

Resumo

A localização anatômica prévia do umbigo é de suma importância, não só para documentar o sítio original, como também para se fazer eventuais correções na confecção deste durante uma abdominoplastia. No estudo que se segue, avaliamos a localização do umbigo de mulheres do nosso ambulatório correlacionando com diferentes parâmetros passíveis de interferência em sua localização.

Introdução

O umbigo é uma característica única e esteticamente agradável do corpo humano. Situado no centro do corpo, cria proporções e contornos da área abdominal circundante e sua posição adiciona uma sensação de harmonia e equilíbrio à composição geral do abdome.
Entretanto, sua posição pode variar ligeiramente de pessoa para pessoa, nem sempre seguindo uma posição estritamente localizada no centro do abdome. Frequentemente o cirurgião plástico é designado a reconstruir o umbigo e embora tenha diferentes técnicas descritas para tal, não há um consenso sobre a localização ideal anatômica umbilical. Para determinar a posição anatômica pré operatória e auxiliar a escolha do cirurgião plástico na posição estética do umbigo, uma análise da localização do umbigo foi realizada com 70 participantes do sexo feminino com idade entre 19 anos e 68 anos. A altura, peso, paridade e cirurgia abdominal prévia também foram registrados para melhor comparação.

Objetivo

OBETIVOS: Analisar se a localização do umbigo é central, ou se apresenta desvios para direita e esquerda pré operatórios. Correlacionar a localização com a idade, IMC, paridade e cirurgias abdominais prévias.
Descritores: umbigo, abdominoplastia, desvio, localização anatômica.

Método

O estudo foi realizado com 70 pessoas, todas do sexo feminino, entre 19 anos e 68 anos, no ambulatório do Serviço de Cirurgia Plástica Doutor Ewaldo Bolivar. Os dados coletados para análise foram idade, altura, peso, paridade e cirurgia abdominal prévia.
Foram aferidas 4 medidas de cada paciente adicionada ao estudo, sendo elas:
Ponto A: distância do apêndice xifóide ao umbigo
Ponto B: distância do umbigo ao púbis
Ponto C: distância do umbigo a crista ilíaca esquerda
Ponto D: distância do umbigo a crista ilíaca direita
1
Os dados foram reunidos em uma tabela onde foram analisados as seguintes informações: idade, índice de massa corporal, paridade e cirurgia abdominal prévia, para analisar se há ou não desvio na lateralidade do umbigo, mantendo sua característica estética agradável quando comparado com o umbigo sem desvios importantes. RESULTADOS
Em nosso estudo, analisou-se 70 pacientes, com idade média de 36,2 anos, com idade máxima de 68 e idade mínima de 19 anos. O IMC médio foi de 27,6, sendo o IMC máximo de 39 e o IMC mínimo de 19,1.
Das 70 pacientes analisadas, 42 apresentaram desvio do umbigo, correspondendo a 60% dos casos.
Em relação as variáveis abordadas no estudo como idade, índice de massa corpórea, número de gestações e cirurgias abdominais prévias, as que se mostraram mais determinantes em influenciar o desvio do umbigo foram as cirurgias abdominais prévias, presentes em 57,1% dos casos e a gravidez, presentes em 66,7% dos casos de umbigo desviado.
Dentre um subgrupo de pacientes de idade entre 19 e 45 anos, tendo como base as medidas do ponto C e D, mostra-se que para um grau de significância estatística de 0,05, que as pacientes contidas no estudo, dentre essa faixa etária tem o umbigo desviado (p = 0,042).

Resultado

Dentre um subgrupo de pacientes de idade entre 19 e 45 anos, tendo como base as medidas do ponto C e D, mostra-se que para um grau de significância estatística de 0,05, que as pacientes contidas no estudo, dentre essa faixa etária tem o umbigo desviado (p = 0,042).

Discussão

No presente estudo uma das considerações é a de que o índice de massa corpórea não acarretou em desvios significativos conforme se esperava, sendo o número de cirurgias prévias e o número de gestações os fatores de maior impacto. De modo a impedir o viés de aferição das medidas dos pontos A,B,C,e D, a mesma pessoa foi responsável por aferir todas as medidas das pacientes.

Conclusão

Durante uma abdominoplastia, o umbigo é reposicionado para alcançar um resultado esteticamente agradável. No entanto, é importante mencionar que o desvio do umbigo após a cirurgia pode ocorrer devido à sua posição prévia, que já pode estar levemente desviada.
Conforme foi evidenciado nessa análise, em um n de 70 pacientes, 42 apresentavam desvio do umbigo, sem que tivessem sido submetidas a nenhuma cirurgia plástica previamente, sendo este um fator anatômico intrínseco destas pacientes em questão.
Essa consideração anatômica pré-existente pode influenciar o resultado final da abdominoplastia, sendo de suma importância que o cirurgião plástico informe e discuta esse aspecto com as pacientes antes da intervenção, garantindo assim uma compreensão clara dos possíveis resultados.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Rohrich, R. J., & Pessa, J. E. (2008). The umbilicus in abdominoplasty: Principles for a natural appearing navel. Plastic and Reconstructive Surgery, 122(6), 168e-175e.
Hurwitz, D. J. (2000). The umbilicus in abdominoplasty: Techniques for precision in midline scar placement. Aesthetic Surgery Journal, 20(1), 64-66.
Cárdenas-Camarena, L., Velázquez-Ramírez, G. A., García-Aguirre, E., & Oviedo-Treviño, S. (2017). Umbilicoplasty Techniques. Aesthetic Surgery Journal, 37(2), NP13-NP21.
de Araujo, L. R. N., de Souza Pires, M., Rocha, A. M., & Salgado, C. J. (2019). Umbilicoplasty Techniques in Abdominoplasty: A Systematic Review. Plastic and Reconstructive Surgery, 144(2), 274e-287e.
Chang, K., Moreno-Moraga, J., & Serra-Renom, J. M. (2017). Umbilical aesthetics and umbilicoplasty: a comprehensive review. Plastic and Reconstructive Surgery Global Open, 5(5), e1349.
Valbuena, G. A., & Aguirre-Camacho, A. (2021). Umbilicoplasty in Abdominoplasty: A Systematic Review of Techniques and Outcomes. Aesthetic Surgery Journal, 41(4), 419-428.
Carruthers, J. D., & Carruthers, A. (2010). The aesthetic anatomy of the umbilicus. Dermatologic Surgery, 36(Supplement_2), 643-650.
Abramo, A. C., Singer, R., Grant, A., & DeLuca-Pytell, D. (2000). Umbilicoplasty in abdominoplasty: A comprehensive approach. Aesthetic Surgery Journal, 20(2), 125-130.

Palavras Chave

Umbigo; Abdominoplastia; Desvio

Arquivos

Área

Cirurgia Plástica

Categoria

Cirurgia Plástica

Instituições

Serviço Cirurgia Plastica Ewaldo Bolivar de Souza Pinto - São Paulo - Brasil

Autores

THA?S BUENO SILVA, LARA DIAS CASTRO CAVALCANTE, PABLO DE SOUZA MOREIRA, GIULIANA DILAY OBA, HERALDO CARLOS BORGES INFORZATO, ERICK MAGNO COSTA ALONSO